Pular para o conteúdo principal

NENEL VIDA - Um Gigante do Samba e Sambista de Fato





NENEL VIDA
Por Nenel Vida



A história do músico genuinamente brasiliense Nenel Vida deu-se início desde a sua infância. Aos sete anos já tocava pandeiro e atabaque, pois adorava participar dos toques de Angola do qual sua mãe era Yaô. Aos 13 anos já participava dos encontros de sambistas em Sobradinho, tocando pandeiro e cantando. Aos vinte anos, dava seus primeiros acordes no cavaquinho, instrumento que até hoje é a extensão do seu braço.

Em 1990, formou seu primeiro grupo de samba (Iraê) em Sobradinho. Tocava nos bares e festas da cidade e já conseguia em pouco tempo a empatia das pessoas que participavam das suas rodas de samba. Logo Depois, em 1998 formou o Grupo Cadência Dez que aos domingos, durante 4 meses, reunia cerca de 800 pessoas no Salão Social do Clube Bancrévea em Sobradinho. Sua carreira musical não parou por aí, onde foi convidado para participar das seguintes bandas de Brasília:

- Sambrasília (Vocal e Cavaco),
- Samba & Cia (Projeto próprio - Vocalista e Cavaco),
- Grupo Metier (gravação de 6 faixas musicais do CD Grupo Metier - Voz e Cavaco),
- Nobre Samba (Vocalista e Cavaco)
- Luz do Samba (Voz e Cavaco)

Com uma composição ainda inédita (Entre a Luz e a Escuridão) conquistou o 3º lugar no Festival de Samba de Brasília, organizado pela Cultura FM e o QG do Samba. Também possui composições autorais gravadas pelo Grupo Sambrasília.

Por motivos pessoais, esteve fora da música por longos 6 anos. Voltando a tocar em 2014, onde formou um Clube de Sambistas de Sobradinho (Clube do Samba), onde conseguiu maior expressividade na realização de grandes eventos pela sua cidade.

Já em 2014 voltou aos palcos e shows e aos poucos foi sendo convidado a participar de rodas de samba, shows músicais e eventos particulares. Foi convidado a participar de uma reunião de amigos, denominada Roda de Samba Sagaz e até hoje faz parte deste projeto.

Em 2016, Nenel Vida esteve em São Paulo para participar do Festival musical Exposamba/2016, com sua música autoral: OZé (Nenel Vida / Erick Matta), sendo incialmente selecionado, por júri técnico, entre as 50 melhores composições para a semifinal do festival. Após sua apresentação, passou para as finais do festival, onde terminou entre os 20 melhores sambas do Brasil, num total de 900 sambas inscritos.

Também em 2016, iniciou junto com o músico e amigo Fabinho Samba o Projeto #SEXTOU - Medidas Provisórias com Nenel Vida e Fabinho Samba. Projeto semanal, voltado ao samba tradicional e movimentos culturais. Neste projeto, Nenel Vida teve a honra de convidar músicos/compositores renomados do mundo do samba, sendo os principais: Zé katimba, Wanderley Monteiro e André da Mata para presentear o público fiel ao projeto. Tal projeto ainda vigora nos dias atuais.

Hoje, lançando-se totalmente no mercado de samba, vem desenvolvendo um trabalho voltado ao samba tradicional, com músicas autorais inéditas e espera em 2017, lançar seu primeiro EP, totalmente independente.

Com isso, Nenel Vida tem o imenso prazer de carregar com orgulho a bandeira do samba. Firme e consciente da luta, tem o orgulho de ser um sambista da cidade e é nesta cidade que realizará seu grande sonho de mostrar ao Brasil que Brasília também dá samba e samba de qualidade.

Site de contato: https://www.facebook.com/nenelvida


Juntos Somos Fortes – Viva o Samba!

Comentários

  1. Que Deus abençoe este grande Sambista

    ResponderExcluir
  2. Grande Paullo Galvão.

    O samba nunca foi de arruaça. É com grande alegria que agradeço a sua colaboração ao samba. Estamos no mesmo barco e se a gente remar junto, longe chegaremos e em menos tempo.

    Abração meu amigo. Vida longa a você!

    #VivaOSamba #JuntosSomosFortes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua mensagem será lida e caso necessário, será moderada antes de ser postada.
Obrigado!