Pular para o conteúdo principal

HELENA PINHEIRO - Uma Sambista de Fato







HELENA PINHEIRO


Por Helena Pinheiro

Helena Pinheiro foi criada no bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, tendo como referências musicais o samba, o choro e as antigas serestas que aconteciam pelas ruas da cidade, em lugares como o Clube Renascença, no Andaraí, o Suvaco de Cobra, na Penha e, em Botafogo, o Cantinho da Fofoca e o Clube Guanabara.
Formada em Comunicação Social, pela PUC/RJ, atuou como jornalista nos jornais O Globo, O Estadão e Jornal da Ilha, profissão que exercia junto com a de musicista. Ainda iniciante como cavaquinista, acompanhou a grande dama Clementina de Jesus, em concurso de samba promovido pelo Renascença. Sua estreia profissional foi como violonista no Grupo Mostração, em show no Teatro Opinião do Rio, apadrinhado pelo mestre João do Vale. Do grupo participavam Marcelo Bernardes (saxofonista e flautista da banda de Chico Buarque), Marcos Farina (ex 7 cordas do grupo Galo Preto) e Inês Perdigão (do grupo Chorinho na Feira), além de Cláudio Marques e Popó.
Com Tonico Pereira participou como cantora, flautista e cavaquinista do programa Era Uma Vez, na antiga TVE do Rio de Janeiro.
Com Ronaldo Tapajós participou, como cantora e flautista, da trilha sonora do programa de Rádio Boa Saúde, cujas gravações aconteciam no antigo estúdio Sonoviso. No programa participou ainda como rádio-atriz, interpretando uma das personagens do programa, que era gravado nos estúdios da Rádio Nacional, na Praça Mauá.
Passeou também pelo teatro, integrando, como musicista, os grupos cariocas de teatro Contadores de Estórias, ganhador do prêmio Mambembe, para o qual compôs a trilha sonora do espetáculo Mansamente (com excursões pelos Estados Unidos e pela Europa), e Feliz Meu Bem, também ganhador de vários prêmios.
Em 1982 mudou-se para Brasília, integrando-se imediatamente à vida musical da cidade, principalmente nas rodas de choro, que eram muitas na época. Mudou-se para os Estados Unidos em 1983, tendo se apresentado em diversas casas noturnas e participado, como musicista, de 2 peças de teatro. De volta à Brasília, em 1985, passou a integrar, como flautista e cavaquinista, o Grupo Sopro & Cordas - com o qual gravou dois CDs - e, como cavaquinista e cantora, o grupo feminino de samba Toque de Salto. Com Cacá Neri e Dani Neri formou o grupo Samba das Três e integrou a formação original do grupo As Meninas do Semente, com 2 apresentações no Semente da Vila.
Em sua carreira solo foram vários shows individuais em Brasília e participações em shows de artistas como Simone Guimarães, Celso Viáfora, José Luiz Mazziotti e Leandro Fregonesi.
Já se apresentou na Lapa, Rio de Janeiro, como convidada especial em shows de Leandro Fregonesi, nos bares Sacrilégio e Será o Benedito, como convidada de Fregonesi, Daniel Pereira e Ciraninho, no Bar da Ladeira. No Carioca da Gema, deu canja em shows de Moysés Marques e Rychah. Em Brasília, acompanhou Moacyr Luz e Gabriel Pinheiro em show no Semente da Vila.
Integra, como cantora e cavaquinista, o grupo que acompanha o mestre Carlos Elias, ex-integrante da ala de compositores da Portela, em diversos shows por Brasília, tendo viajado com o compositor para apresentação em Cabo Verde, a convite da Embaixada Brasileira, e no Rio de Janeiro, no Bola Preta e na Portela, em shows com a participação de Monarco, Noca da Portela e Wanderley Monteiro.
Em 2013 lançou seu primeiro CD individual – Coração Brasileiro, com 12 composições de sua autoria e 1 composição do mestre Carlos Elias. Entre as canções de sua autoria, encontram-se parcerias com Kelson Montanha), Pedro Cariello e Leandro Fregonesi (seu maior parceiro, com cerca de 14 músicas em parceria).
Em 2013, virou verbete no Dicionário Cravo Alvim da Música Popular Brasileira (http://www.dicionariompb.com.br/helena-pinheiro), publicação de grande prestígio e reconhecimento nacional e internacional.
De volta ao Rio de Janeiro em 2013, apresentou-se no Centro Cultural Solar Wilson Moreira, ao lado do mestre Wilson Moreira e do compositor Darcy Maravilha. Mantém firme suas atividades de compositora, principalmente ao lado do parceiro Leandro Fregonesi, e tem uma de suas músicas – Gafieirando – integrando a relação de músicas de estudo de uma das turmas de violão do professor Luiz Flávio Alcofra, na Escola Portátil de Música.






Comentários