Pular para o conteúdo principal

CASSIA PORTUGAL ... Uma sambista de fato





CÁSSIA PORTUGAL 
Por Cassia Portugal

Contato : Marco (produção) – (61) 8212-6611
OMB - DF/4517 (Cantora)

Cássia Portugal nasceu em Vila Isabel, RJ, em meio aos corais evangélicos, à voz mezzo de sua mãe e de seu pai barítono.
Apesar de cantar em corais desde os sete anos de idade, fazer solos, quartetos vocais, animar festas de amigos e curtir voz e violão ao luar, foi aos 30 que a técnica entrou no seu roteiro. Ouvia e cantava rock, bossa, samba e pop dançante.
Além de estudar e fazer música, circulou em outros palcos: oficinas de teatro e dança, como atriz e produtora; lecionou canto para crianças, atores e grupos em oficinas; estudou: regência, teoria, harmonia e trabalhou com produções em casa de Brasília.
Canta em bares, teatros, feiras, eventos particulares, igrejas, casamentos e onde houver alegria e amor à arte.
Com 17 anos de profissão e outros tantos de música espontânea, Cássia Portugal canta Samba, MPB, Bossa e Rock, canções sacras e tradicionais de casamentos, e continua criando projetos voltados à arte e à divulgação de outros artistas que ela considera talentosos e merecedores de incentivo.
Artista completa, Cássia é compositora, cantora, arranjadora vocal, escritora, poetisa, artesã e produtora.
Em 2007 editou e lançou um livro de poemas, intitulado ‘Textos, Temas, Teses e Poemas’, em Brasília e São Paulo, e foi finalista no livro de poemas do Prêmio SESC de Poesias com duas poesias.
Recebeu algumas premiações nos Festivais de Música Tom Jobim, do SESC (2009, 2010 e 2011) e no Festival Sucupira, em Brasília (2011).
Apresenta-se nos bares de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, Cassia Portugal realiza também muitos eventos particulares com seu samba de raiz cheio de energia e emoção, cantando em casamentos, em eventos sociais e festas.
Lançará dia 14 de dezembro de 2014, na Sala Cassia Eller, em Brasília, seu primeiro CD e DVD, totalmente autoral (com parceiros e canções apenas suas), intitulado “Minha História”, que conta com a participação de grandes músicos de Brasília e a participação especial de Marcos Diniz, compositor e cantor carioca, filho do Mestre Monarco, que partilha com ela um imenso amor e respeito pela Portela, na faixa ‘Salve a Portela’, canção em parceria com o compositor Flávio Oliveira, do Salgueiro.
Com Marco Abdo, compôs ‘Muito Prazer, Eu Sou da Vila’, canção que homenageia sua terra Natal. Nesse CD/DVD, ainda divide as composições: ‘À Benção Meu Poeta’, com Helena Pinheiro; ‘Eu Sou Assim’, com Mirian Marques; ‘Necessito Amar’, com Leandro Fregonesi; ‘Carioquinha de Fora’, com Daniel Junior e com sua filha Rebeca Abdo, cantora, professora de canto, atriz e compositora, a faixa que finaliza o trabalho (apenas no DVD), ‘Assim é Nossa União’.
Cassia já compila seu próximo livro de poesias, a ser publicado até 2015 e inicia a seleção de repertório entre uma coleção de canções suas para o próximo trabalho fonográfico, também para 2015.

Para conhecer o trabalho de Cassia Portugal assista:








Comentários