Pular para o conteúdo principal

SAMBISTA DE FATO - HELENA PINHEIRO



Helena Pinheiro
 
Helena Pinheiro foi criada no bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, e teve sempre como referências musicais o samba, o choro e as antigas serestas que aconteciam pelas ruas daquela cidade, como as rodas do Suvaco de Cobra, na Penha, do Cantinho da Fofoca, em Botafogo, do Clube Renascença, no Andaraí, e do Clube Guanabara, em Botafogo. Ainda iniciante como cavaquinista, acompanhou a grande dama Clementina de Jesus, em concurso de samba promovido pelo Renascença.
A profissionalização como musicista aconteceu no Rio de Janeiro, com o Grupo Mostração, que fez sua estréia no Teatro Opinião, apadrinhado pelo mestre João do Vale. Passeou também pelo teatro, integrando, como musicista, os grupos cariocas Contadores de Estórias, ganhador do prêmio Mambembe, para o qual compôs a trilha sonora do espetáculo Mansamente (que excursionou pelos Estados Unidos e pela Europa), e Feliz Meu Bem, também ganhador de vários prêmios.
Em 1982 mudou-se para Brasília inserindo-se ao maravilhoso burburinho musical da cidade. Mudou-se para os Estados Unidos em 1983, tendo se apresentado em diversas casas noturnas e participado, como musicista, de 2 peças de teatro. De volta à Brasília, em 1985, passou a integrar o Grupo Sopro & Cordas, de grande expressão na cidade, que abriu os shows de Almir Sater, Renato Teixeira, MPB4, Quinteto Violado e Belchior e com o qual gravou 2 CDs. Também fez parte da formação original do grupo feminino de samba Toque de Salto, que marcou a cena cultural da cidade.
Desde 2000 segue carreira solo, com diversos shows individuais em Brasília e participações em shows de artistas de renome, como Simone Guimarães, Celso Viáfora, José Luiz Mazziotti e Leandro Fregonesi. Com Fregonesi apresentou-se no Bar Sacrilégio, na Lapa, Rio de Janeiro, em 2007. Em janeiro de 2009, fez participação especial nos dias 10, 17 e 24 no samba comandado por Daniel Pereira, Ciraninho (tricampeão da Portela) e Leandro Fregonesi, no Bar da Ladeira, na Lapa, Rio de Janeiro. Em dezembro de 2009 teve participação especial em show de Fregonesi, no Bar Será o Benedito, Lapa/RJ, e no show de Moysés Marques, no Bar Carioca da Gema, Lapa/RJ.
Em 2011 inicia a gravação de seu primeiro CD individual, com 13 composições de sua autoria e 1 composição do mestre Carlos Elias. Entre as canções de sua autoria, encontram-se parcerias com Leandro Fregonesi, Pedro Cariello e Kelson Montanha.
Principais Espetáculos e Apresentações
“O Samba que eu Mereço” – Bistrô Bom Demais – CCBB/DF; Projeto Bibliomúsica – Biblioteca Demonstrativa de Brasília.
“Canções de Elton Medeiros” – apresentação em show no SESC/DF e no Projeto Outra Bossas, no Café Cultural da Caixa Econômica Federal/DF.
“Tributo a Nelson Cavaquinho”, com Leonel Laterza – SESC/DF.
“Tributo a Cartola”, com Lucas de Campos – Projeto Outras Bossas, no Café Cultural Caixa Econômica Federal/DF.
“Homenagem à Velha Guarda da Portela” – Projeto de Carlos Elias, no Rayuella Café/DF.
“Nos Tempos do Zicartola” – Projeto de Carlos Elias, no Rayuella Café/DF
“Homenagem a Dona Ivone Lara”- Rayuella Café/DF.
“Samba das Três” – Rayuella Café/DF.
• “Muito Prazer”, com o grupo Sopro & Cordas – Sala Marins Pena/DF.
Show do grupo Sopro & Cordas em Cuba - Santiago de Cuba – com o grupo representou o Brasil no Festival Latino Americano e Caribenho.
Show do grupo Toque de Salto em São Luiz/Maranhão – o grupo representou Brasília no Festival Internacional de Música de São Luiz.
Show do grupo Sopro & Cordas abrindo os espetáculos de Almir Sater, Renato Teixeira, MPB4, Quinteto Violado e Belchior, com o– Brasília/DF.
Convidada de Leandro Fregonesi em show na Sala Cássia Eller – FUNARTE/DF.
Convidada de Ciraninho, Leandro Fregonesi e Daniel Pereira em show de samba no Bar da Ladeira durante 3 domingos – Lapa/RJ.
Convidada de Ciraninho em roda de samba na Barra da Tijuca/RJ.
Gravações
CD: Muito Prazer
Grupo: Sopro & Cordas
CD: Rômulo Marinho (compositor)
Cavaquinho e flauta em diversas faixas
CD: Gisele Meira (cantora)
Cavaquinho em 3 faixas

Comentários